sexta-feira, 19 de agosto de 2011

As 10 lições do derramamento do azeite









Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com




 Contactos com o autor pelos telefones: (021)26750178 ou 81504398

msn Janioconstrucaocivilhotmail.com

























Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!

Estaremos neste estudo bíblico aplicando as dez lições básicas que aprendemos no derramamento do azeite, quando Deus usou mais uma vez de forma poderosa o profeta Eliseu para promover abundância e fartura em meio a profunda crise e escassez na casa daquela pobre viúva.

Estaremos antes fazendo um rápido estudo sobre a importância da oliveira de onde advém o azeite. Vamos acompanhar.

“Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR.

É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa.

Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas.

Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia.

Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam às vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou.

Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.” (2 Re 4.1 – 7)

O uso do azeite na Antigüidade
Por volta de 3000 anos antes de Cristo, a oliveira já seria cultivada por todo o Crescente Fértil. Sabe-se, no entanto, que, há mais de 6 mil anos, o azeite era usado pelos povos da Mesopotâmia como um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele.

De acordo com a Bíblia, havia comércio de azeite entre os negociantes da cidade de Tiro, que, provavelmente, o exportavam para o Egito, onde as oliveiras, na maior parte, não oferecem um produto de boa qualidade. Há também informações extraídas do Antigo Testamento bíblico de que teria sido na quantidade de 20.000 batos (2 Cr 2:10), ou 20 coros (1 Re 5:11), o azeite fornecido por Salomão a Hirão, sendo que o comércio direto desta produção era, também, sustentado entre o Egito e a Palestina (1 Re 5:11; 2 Cr 2:10-15; Is 30:6 e 57.9; Ez 27:17; Os 12:1).

Todavia, entre os judeus o azeite teve uma grande importância nos cultos quanto ao oferecimento de sacrifícios a Deus, simbolizando a sua presença entre os homens.

Na Bíblia, o azeite é utilizado como o símbolo da presença de Deus do Espírito Santo.

Em Gênesis, quando as chuvas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.

Jacó, ao ter duas experiências sobrenaturais com Deus, em Betel, em ambas as vezes colocou no local uma coluna de pedra sobre a qual derramou azeite. (Gn 28:18 e 35:14)
Os judeus utilizavam o azeite nos seus sacrifícios e também como uma divina unção que era misturada com perfumes raros. Usava-se, portanto, o azeite na consagração dos sacerdotes (Êx 29:2-23; Lv 6:15-21), no sacrifício diário (Êx 29:40), na purificação dos leprosos (Lv 14:10-18 e 21:24-28), e no complemento do voto dos nazireus (Nm 6:15).

A propagação da cultura do azeite pelas demais regiões mediterrânea provavelmente deve ter ocorrido por meio dos fenícios e dos gregos. Assim, já na Grécia antiga se cultivava a oliveira, bem como a vinha. E, desde o século VII a.C., o óleo de oliva começou a ser investigado pelos filósofos, médicos e historiadores da época em razão de suas propriedades benéficas ao ser humano.

Os gregos e os romanos sem dúvida descobriram várias aplicações do azeite, com suas múltiplas utilizações na culinária, como medicamento, ungüento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.

Além disso, o azeite é mencionado em quase todas as religiões da Antigüidade, havendo inúmeras lendas e mitos a respeito. Muitas das vezes a oliveira era considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória para os povos.

* O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas.

São necessárias de 1.300 a duas mil azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite. O azeite da oliveira deve ser produzido somente a partir de azeitonas e não podem ser denominados desta forma óleos extraídos por solventes , nem misturas com outros tipos de óleo.

* Azeite de oliva refinado, produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem.

A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.

Vamos verificar agora como Deus usou o Profeta Eliseu poderosamente:

“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: “Traga-me mais uma”. Mas ele respondeu: “Já acabaram”. Então o azeite parou de correr”.

Episódio em que Eliseu multiplica o azeite da viúva. A situação das viúvas era difícil. E aquela se encontrava em situação de penúria (para pagar as dívidas teria que entregar os filhos como escravos).

A mulher, ao ver Eliseu, fez relato da situação (o profeta perguntou o que ainda restava - ela disse que lhe sobrara ainda uma botija de azeite).

Eliseu pede que vá e junte todas as vasilhas que conseguisse, inclusive, aquelas que os vizinhos pudessem emprestar. Depois entrasse em casa e fosse derramando o azeite e enchendo as vasilhas (o azeite só parou quando já não havia mais vasilhas).

Na Bíblia, o azeite, o óleo, são símbolos do Espírito Santo, de unção.

Temos uma analogia: o azeite da viúva que Eliseu multiplicou é como o derramar do Espírito Santo na vida da igreja e na vida dos crentes. Uma ordem de Deus para o crente é: "enchei-vos do Espírito”. ...será que você está cheio completamente? ...cheio até em cima ou até na metade? ...ou se dará o caso de sua situação ser parecida à da viúva com apenas um pouco de azeite? (Não é esta a vontade de Deus para você)!

Quando você tem o coração cheio do Espírito Santo...

Fui assistir uma vez a um pregador ministrar uma palavra sobre a unção. Ele mostrou que a pessoa, quando tem a unção, possui três características: a primeira é a coragem para fazer o diabo ficar no seu devido lugar: debaixo dos nossos pés. A segunda conseqüência da unção é o amor por aquele que não merece. E a terceira característica que o pregador apontou, foi a graça, simpatia.

Se há pouco poder de Deus em sua vida, quero que preste atenção às lições do texto:

1. O azeite seria derramado sem limites.

Não há no texto nenhuma limitação a litros de azeite (não havia limitação, não há uma quantia, uma porção estabelecida).

Lembra Jesus em Jo 3.34: “Deus não dá o seu Espírito por medida”, com limitação.

Deus quer inundar a Igreja Central de unção!

...você deve deixar! Alguns crentes funcionam como autênticos soldados do Corpo de Bombeiros. A menor chama do Espírito que vêem acesa na igreja, apressam-se logo à apagá-la. A Bíblia diz para não extinguir o fogo do Espírito!

Aprendemos também, que o azeite seria multiplicado milagrosamente.
Isto é: pelo poder de Deus.
Esta lição também é preciosa: pensamos que a técnica, a estratégia, o método, o momento, o local, podem produzir unção, derramamento do Espírito...

2. O azeite seria derramado sobrenaturalmente.

Era algo incompreensível à mente humana. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca, pela ciência, o homem poderá explicar como é que se multiplica azeite, pães, peixes...

Quando Jesus se encontrou com Nicodemos, ele disse que ação do Espírito Santo é um mistério. É somente pela fé que nós podemos aceitar a ação livre e soberana do Espírito Santo, nos enchendo a ponto de transbordar.

3. O azeite era para todos os vasos.

Quantos vasos existissem naquela casa, quantos vasos estivessem ali disponíveis, seriam cheios pelo azeite que se multiplicava ilimitadamente.

Sabemos também pelas Escrituras, conforme está em Joel 2.28, que Deus derramaria o seu Espírito sobre todos. Promessa da qual Pedro se recorda no dia de Pentecostes.

Assim, podemos ter a certeza de que o Espírito Santo é para todo crente. Para cada vaso, para cada servo de Deus.

4. O azeite era para o vaso todo.

Quando a mulher fosse enchendo os vasos, ela deveria enchê-los completamente (não poderia, nem deveria perder aquela oportunidade que estava ao seu alcance de encher o vaso completamente).

Podemos também dizer com base na Palavra de Deus que o Seu propósito é de nos encher completamente do Seu Espírito Santo. Deus não quer nos dar um pouco, nem uma parte. Ele quer nos dar a plenitude do seu Espírito.

5. O azeite seria derramado à medida da disponibilidade dos vasos.

Se a mulher tivesse vasos, que já estivessem com qualquer outra coisa, não seria possível enchê-los com o azeite.

Da mesma maneira, enquanto nós não nos esvaziarmos não será possível Deus nos encher com o óleo do Seu Espírito. Para que Deus me encha é preciso que eu esteja vazio de algumas coisas...

Vazio de mim mesmo... Vaidade... Todo pecado (o pecado é a rachadura por onde a unção vaza)!

Há também o problema das distrações, brincadeiras e conversas paralelas durante o culto – isto são verdadeiros "ladrões de unção".

6. A unção de Deus é para todos os vasos!

Quantos vasos existissem naquela casa, quantos vasos estivessem ali disponíveis, seriam cheios pelo azeite que se multiplicava ilimitadamente.

Sabemos também pelas Escrituras, conforme está em Joel 2.28, que Deus derramaria o seu Espírito sobre todos.

Promessa da qual Pedro se recorda no dia de Pentecostes.

Assim, podemos ter a certeza de que o Espírito Santo é para todo crente. Para cada vaso, para cada servo de Deus.

Pode parecer loucura para os homens não importa, mas para Deus é obediência, isto na linguagem de Deus é Fé Incondicional, e Ele ama isto!

Queira Mais de Deus Até o Fim.

“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr. 2 Reis 4.6

Deus só parou de fazer a parte Dele, quando já havia acabado a parte dos homens.
Aprendemos também, que o azeite seria multiplicado milagrosamente.
Isto é: Pelo poder de Deus

Hoje as pessoas querem receber a unção pela Internet, vídeo... Mas a unção transmite-se por contato direto com Deus e com os homens de Deus.

7. O MILAGRE DO AZEITE TROUXE ALEGRIA
1. Ao ouvir o conselho de Eliseu – Imediatamente ela sai pela sua vizinhança ajuntando vasos. Um sentimento de expectativa pelo milagre começou a entusiasmar o coração.
2. Aquela mulher possuía uma imaginação profética. Ela anteviu o milagre – E a Fé, é esta imaginação profética – Hb 11:1 “Ora, a Fé é o firme fundamento das coisas que se não vêem, e a prova das coisas que se não vêem.”

3. Porque você não aguça esta imaginação profética sobre aquele assunto que tanto te preocupa? Quando Deus fala, cria-se a expectativa do milagre – Sendo assim, comece já a se alegrar, pois o milagre está pra chegar!

4. Você não viu com os olhos físicos – Mas, a expectativa do milagre te motiva, te faz crer mais e mais – E, você sabe que Deus fará.

5. Gera-se na alma uma alegria incontida. A alegria no trazer os vasos para casa – A alegria daquela viúva ao derramar o azeite nos vasos)...

6. O Milagre do azeite devolveu a Alegria de viver àquela casa.

a Tristeza se instalara ali – em decorrência das perdas sofridas:

a) Perda do esposo e do pai
b) Perda da segurança financeira
c) Perda do sossego – Credores à porta (ameaças)

7. Quando o azeite foi multiplicado – Voltou o júbilo, voltou os cânticos. Tudo estava uma miséria, um cenário de pobreza e de repente, a mulher começa a cantar? Ouvindo-a cantar, logo os vizinhos passaram a comentar: Como pode esta mulher cantar, em meio à tanta tragédia?

8. O Milagre do azeite traz alegria:

a) Alegria da Salvação – Is 12:3

b) Alegria que fortalece – Ne 8:10

c) Alegria que vem do Senhor – Fp 4:4

d) Alegria que dá formosura ao rosto – Pv 15:13

e) Alegria que sara, que cura – Pv 17:22

f) Alegria que é um banquete que não se acaba – Pv 15:15

*Não, uma alegria passageira...mas uma alegria que perdura do dia 1° de Janeiro a 31 de Dezembro – 366 vezes encontramos a palavra alegria e seus derivados – Temos alegria até para os 366 dias do ano bissexto.

g) Alegria que independe das circunstâncias – Hc 3:17,18

8. O MILAGRE DO AZEITE TROUXE AUTORIDADE

1. Pensai nos credores à porta – Humilhando, apezinhando, ridicularizando aquela nossa irmã...

2. Ela cabisbaixa... Sem recursos... envergonhada diante dos impropérios e ameaças...

3. Mas, quando Deus fez o milagre – o azeite foi multiplicado... O azeite trouxe autoridade

4. Imaginai a cena: Ela com os filhos indo pagar a dívida – Agora de cabeça erguida e cheia de confiança.

5. Você que até hoje foi zombado pelo inimigo – Chegou a tua unção (Is 10:27)

6. Quanta gente pisada e zombada pelo diabo – o maior dos credores – Porque perderam a autoridade por causa do pecado – Lm 5:14

7. A Unção traz autoridade – Lc 10:19; 2 Tm 1:7; Sl 92:10; 1 Sm 16:13

8. Que tipo de credores espirituais estão batendo à tua porta:

a) O credor pecado – Gn 4.....................Pv 28:13
b) O credor mundo – Rm 12:2
c) O credor satanás – não queira dever pra ele pois ele cobra muito caro.

O MILAGRE DO AZEITE TROUXE LIVRAMENTO

1. Qual foi a ameaça dos credores àquela viúva? Os filhos serem levados como escravos.

2. Filhos são o bem maior – São riquezas – Pois a Bíblia diz que eles são HERANÇA DO SENHOR – Sl 127

3. Coloquemo-nos no lugar daquela senhora – Sua dor, seu pranto diante desta possibilidade.

4. Ter azeite em casa – pode salvar nossos entes queridos de irem como escravos do mundo e de satanás – Is 10:27

Você sabia que na Bíblia, o azeite, o óleo, são símbolos do Espírito Santo, de unção e queremos fazer uma analogia do azeite da viúva que Eliseu multiplicou com o derramar do Espírito na vida da igreja e na vida dos crentes. Pois, o imperativo de Deus para o crente é: "enchei-vos do Espírito”.

9. O AZEITE SERIA DERRAMADO ILIMITADAMENTE

Nós não percebemos aqui no texto nenhuma limitação à quantos litros de azeite a viúva poderia dispor, o texto mostra que não havia limitação, não há uma quantia, uma porção estabelecida. Isto nos faz lembrar a afirmação de Jesus que se encontra em João 3.34, de que Deus não dá o seu Espírito por medida com limitação.

10. O AZEITE SERIA DERRAMADO MISTERIOSAMENTE

Era algo incompreensível à mente humana. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca; pela ciência, o homem poderá explicar como é que se multiplicam azeite, pães, peixes... Quando Jesus se encontrou com Nicodemos, ele disse que ação do Espírito Santo é um mistério. É somente pela fé que nós podemos aceitar a ação livre e soberana do Espírito Santo, nos enchendo a ponto de transbordar.

Se você deseja receber o azeite de Deus em sua vida... Nunca se Isole, Busque Ajuda de Pessoas de Fé: “Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: dois Reis 4.1ª

Vá atrás de gente de Deus para sua vida!
Nunca Se Entregue Diante do Problema.
"Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos". 2 Reis 4.1b

A situação era tão grave, que o caminho mais rápido e fácil para resolver o problema era entregar os filhos como escravos para pagar as dívidas.
Permaneça em Posição de Humildade.
“Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?" E Mela respondeu: "Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite". 2 Reis 4.2

O servo era o marido, ela apenas a viúva!
Obedeça Sempre, Com Grande Fé.
“Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. “Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo”. (2 Re4.3-4)

A palavra de Deus tem promessas maravilhosas para o povo de Deus, mas a maior delas é do poder que Deus coloca à disposição da sua igreja para realizar a tarefa que Ele nos deu. O mundo hoje requer uma igreja que trabalhe no poder do Espírito Santo.

Que Deus continue derramando das suas copiosas bênçãos sobre as nossas vidas de forma abundante através da manifestação e transbordar do seu Espírito Santo sobre cada uma de nossas vidas em nome de Jesus, amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário